Conceito de Infraestrutura de TI

Publicado: 25/03/2011 em Conceito

Então pessoal, obviamente iniciaremos…. do início. É “engraçado”, mas, ao perguntar “o que é Infraestrutura?” muitos profissionais da área não sabem responder concretamente, então veremos o conceito, a verdadeira função e sua importância neste POST. Origem: latim Infra: interno Estrutura: Alicerce Com a origem da palavra conseguimos seguir um rumo, a Infraestrutura é o alicerce interno de uma empresa, é a base da disponibilização do negócio, NUNCA (palavra perigosa, mas dessa vez está empregada no momento correto), mas NUNCA mesmo, para o próprio interesse da área/departamento, a Infraestrutura de TI existe para dar assistência ao negócio, é o alicerce da empresa e não, a própria empresa, vemos muitos profissionais implantando soluções em suas empresas sem o mínimo impacto de melhoria para o negócio, seja o impacto grande ou pequeno, estão apenas visando a inovação de tecnologia, o layout, a inovação, mas é importante ressaltar que inovação sem aproveitamento não favorecerá a empresa, o departamento de Infraestrutura de TI apenas crescerá SE a empresa crescer e por isso temos que trabalhar a favor do “lucro” da empresa, a Infraestrutura de TI está para DISPONIBILIZAR SERVIÇOS/RECURSOS, MANTER SERVIÇOS existentes e por último, SOLUCIONAR PROBLEMAS dos serviços que auxiliam nos recursos utilizados pelo cliente, seja ele interno ou externo (cliente interno = funcionário, cliente externo = cliente da empresa). Vemos no diagrama abaixo que a TI tem o objetivo final aumentar a competividade da empresa diante do mercado:

Conceito Infraestrutura

Conceito de negócio e Infraestrutura de TI

EMPRESA/NEGÓCIO precisa de COMPETIVIDADE no mercado, criará uma ESTRATÉGIA em que a TI terá a INICIATIVA de CRIAR/MUDAR/MELHORAR o PROCESSO atual visando MELHORAR a RELAÇÃO com o CLIENTE, onde terá que ter um RESULTADO FINANCEIRO positivo fazendo que a EMPRESA/NEGÓCIO torne-se mais COMPETITIVA no mercado. Apenas fechando a ideia de forma bruta, a TI está para auxiliar a empresa ter maior competitividade no mercado frente aos concorrentes. As grandes empresas possuem informações de fornecedores, funcionário e clientes armazenadas e confiadas na disponibilidade e segurança pela Infraestrutura de TI, existem relatos de empresas que praticamente começaram do zero por uma falha de TI que ocorreu, comprometendo toda a informação que eles tinham. As decisões de Infraestrutura de TI é a mais importante dentro das decisões relacionadas a TI, os custos de investimentos representam cerca de 55% dos investimentos da empresa na área de TI. Para finalizar a importância da Infraestrutura de TI temos a pesquisa da IDC que em 2008 publicou um paper, onde faz uma espécie de sizing anual do universo digital – informação que é criada, capturada e replicada em forma digital. Em 2006 eram 161 exabytes (1EB = 1,000.000.000GB) e a projeção é que em 2010 este valor chegue a 988 EB. Segundo o IDC a participação da informação organizacional neste todo de informação deve subir de 25% para 30%. Só para dar uma ideia, o banco de dados do Wal-Mart já em 2004 era de 0,5 PB (1PB = 1000TB – 1TB = 1024GB). As razões apontadas pelo estudo para este rápido crescimento da base informacional são: o crescimento do uso da Internet, disponibilidade de banda larga; conversão da informação analógica em formato digital; queda dos preços e aumento de desempenho de diversos dispositivos digitais. A queda do preço de unidades de armazenamento e o crescimento do poder de processamento tem provocado uma rápida adoção por parte da indústria de aplicações intensivas em transações e análise de dados. Senão houvesse Infraestrutura correta e organizada, nunca teríamos toda essa informação gerada e o mais importante, disponibilizada de forma tão exponencial.

Anúncios
comentários
  1. Denilson disse:

    Muito bom, bem objetivo esse texto.

  2. […] são importantes estímulos visuais. E pra você que atua no varejo online, nem precisa dizer que a infraestrutura de TI como computadores, monitores e acessórios precisam ser capazes de processar com velocidade as […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s